Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 




Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras


» Acesso Restrito «
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!



LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Análise de Lost sob a teoria Kardecista, completa.

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo printer-friendly view
 Análise de Lost sob a teoria Kardecista, completa. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Gourmet Erótico
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 16:19  |  Assunto: Reanalisando LOST sob a ótica espiritual Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005
Mensagens: 2.537
Tópicos: 146
Localização: Secreta



Grupos: Nenhum
Lamento criar mais um tópico, mas acho que o assunto ainda não foi discutido e me falta uma certa compreensão dessa "lógica espiritual", se ela efetivamente existir.

Tenho algumas resistências em aceitar essas teses religiosas ou espirituais e por isso gostaria de algum auxílio para compreender coisas que para mim soam como paradoxos.

Tudo indica que a série virou um construto espiritual e como sabemos o kardecismo é uma das bases dessa doutrina. Surgiu no início do século XIX e, em perfeita consonância com seu tempo, teve uma forte influência do cartesianismo e daquelas ambições humanas da época de que as coisas eram perfeitamente quantificáveis e mensuráveis. Daí teria surgido um sistema quase matemático de carma, uma estrutura hierárquica rígida de reencarnação e coisas do gênero. Posso estar equivocado, mas até onde lembro de ter estudado religiões, tive essa impressão.

Voltando à série, alguém sabe explicar qual a diferença entre o afterlife daquela rapaziada morta que ficava zanzando ali na ilha, tipo o Michael, as vozes que o filho do Marvin Candle ouvia e os losties naquele mundinho paralelo?

O que mais temos de informação religiosa útil para a interpretação dessa série?


_________________
***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.

***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin

Voltar ao Topo
Gourmet Erótico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
andreymattos
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 16:36  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Terça-Feira, 25 de Maio de 2010
Mensagens: 2
Tópicos: Nenhum
Localização: sp



Grupos: Nenhum
Bom, este é meu primeiro Post aqui, vamos lá...

Eu sou espírita, primeiramente só para quem não conhece nada da religião vou dar uma pequena pincelada do que ela diz em linhas superficiais.

O Espiritismo tem duas partes principais: A religião e a filosofia. Elas são muito ligadas sim, mas acho que o preconceito da maioria das pessoas é da parte religiosa. Basicamente somos cristãos e seguimos as lições cristãs de ajudar ao próximo, etc. Agora a parte filosófica (que alguns também colocam uma terceira parte, a científica) é a parte que fala de reencarnação, causa e efeito (diferente de karma!) e etc. Eu não coloco como ciência pois muito de vocês duvidariam, então prefiro colocar como filosofia toda a "crença" de que temos varias reencarnações, outra "dimensao" de existencia alem daqui e de que tudo que fazemos traz cosequencias não porque alguém IMPOE as consequencias, mas é mais ou menos como socar uma parede, você se machuca não pq foi castigado, mas pq é uma consequencia de bater la, e etc...

pra concluir a pequena exlicação não vejo como rigída a doutrina. A filosofia é muito "orgânica", muito natural, faz bastante sentido se você der uma olhada com a mente aberta e não apenas achando pelo em ovo. Aliás acho ela muito muito maleável e aberta a qualquer um que quiser interpretar como quiser. Tanto é que não existe uma Igreja Espírita com dogmas nem nada, cada um le a doutrina e pensa como quiser. Eu curto muito e associo tudo ao Tao te ching, budismo e etc. It's a way of life! Very Happy

Agora quanto a Lost. Nada faz sentido... Nada. Tirando ate a parte espirita do negocio, acho que foi so um meio de deixar os fas emocionados e surpresos sem se preocupar com a coerencia. Pq o q eles mostraram antes, com os sussurros, é q tem um purgatorio aonde os mortos tem consciencia de que estao mortos mas ainda não foram embora pois a "ilha não terminou com eles". Pois ai depois vimos nossos herois "presos" na ignorancia dentro de um purgatorio também, aonde esta a logica? E o Jack e todos q morreram na ilha? Pq não ficam la?

Isso não faz sentido mesmo sob otica nenhuma, alias por se tratar de um tema tao abstrato caimos no problema de os produtores poderem usar exatamente essa falta de coisas tangiveis com que se lidar pra não explicarem nada e ficar por ai.

Eu pessoalmente gostei da emoção de ve-los la reunidos, mas a razão não gostou nada...


EDIT: Tava pensando agora... Antes achavamos que o Hurley era maluco de falar com os mortos. Não me lembro com quem ele falou depois da morte, lembro do Mr. Eko (que não tava no purgatorio), mas lembro claramente de ele falando com o Charlie. Oras, o Charlie aparecia pro Hurley SABENDO que estava morto não? Ele tinha consciencia da Ilha e de tudo mais... E depois no "Purgatorio" ele não lembra de nada... Faz sentido?


Voltar ao Topo
andreymattos está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ottoth
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 16:58  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006
Mensagens: 14
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Segundo a Doutrina Espírita (vide Livro dos Espírito e Livro dos Médiuns):

Sim - espíritos que morrem em mortes trágicas, como por exemplo um acidente de avião, podem continuar em um plano espiritual, acreditando que estão vivos.

Sim - este plano espititual pode ser de diversas formas, e geralmente, o espirito continua vendo as coisas como via na terra.

Sim - Não existe tempo/ espaço, o espírito pode observar (dependendo do seu grau de evolução) situçõe ocorridas ou que ocorrerão.

Sim - relatos de espíritos, almas penadas e outras entidades negativas, que aparecem como sombras negras (geralmente pessoas que possuem sentidos espirituais, conseguem enxergar) ou vultos escuros.

Sim - O espirito desencarnado só consegue segui sua viagem espiritual, após entender que está morto, entender que foi seu aprendizado na vida encarnada e seguir o caminho iluminado. (acredito que foi isto que o Lost quis dizer com a cena final)


Não - Não consigo entender queria a iniciativa Dharma, seria, por acaso um contato com o plano da Terra?


Tem mais um monte de coisas....vou lembrando e posto aqui, com eferencia ao que vimos no Lost.


Voltar ao Topo
ottoth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Flávio Josefo
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 17:24  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 34

Registrado em: Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2010
Mensagens: 41
Tópicos: 7
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
LOST tomou um rumo espírita e caiu num velho clichê. Parece que os produtores e os roteiristas, na falta de criatividade, tomaram emprestado a estória de um filme recente chamado Os Passageiros.

Voltar ao Topo
Flávio Josefo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lokimal
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 17:26  |  Assunto: Análise de Lost sob a teoria Kardecista, completa. Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005
Mensagens: 4
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Pessoal, sempre venho acompanhando o Lostbrasil, e apesar de nunca contribuir com alguma postagem anterior, depois de seis anos de muita emoção e algumas supostas decepções em Lost, cheguei a conclusão de que tudo que há na serie, desde seu inicio ate o fim, coerência, quando aplicada a teoria do espiritismo.
Tentarei explicar como interpretei a serie com a visão espírita.
O seriado é sobre o Dharma (ações boas) e Karma (ações ruins), e sobre passagens de esferas inferiores e superiores (no espiritismo e na literatura divina comédia de Dante é descrito que existem esferas as quais representam mundos superiores e inferiores).
Primeiro tentarei responder alguns mistérios, os quais me lembro nesse momento, porém lembraremos de outros e discutiremos aqui.

O que é a ilha?
A ilha é um mundo inferior e de provação (Karma), e não o inferno como alguns dizem. A ilha é um lugar, ou estado de consciência, no qual os losties e os outros personagens teriam que passar para alcançar um plano superior, que seria a "realidade alternativa". Pode-se perceber pelos flashbacks que todos os habitantes da ilha possuía algum tipo de pendência para evoluir espiritualmente.

Por que eles não sabem que morreram?
Alguns espíritos, quando desencarnados não sabem estão mortos e se encontram em alguma esfera espiritual para passar pelas provações. Existem espíritos da época dos templários que ainda acham que estão vivos e em guerra, lembro-me disto num livro que li o qual não me lembro agora.

Por que Walt tinha poderes?
No espiritismo existem pessoas que tem certo tipo de dom, chamado de mediunidade. Existem médiuns sensitivos, auditivos,videntes,e tantos outros. Walt seria então um médium, como Hurley e Miles que veem espíritos.

O que era e fazia a iniciativa Dharma?
Provavelmente era uma fundação que estudava os planos astrais, e através desses estudos fazer com que os seres humanos evoluíssem.
Os integrantes da Dharma que estavam na ilha certamente estavam mortos, alguns sabiam como voltar do estado pós-morte (coma), outros nem sabiam que estavam mortos.

Por que a ilha se move no tempo e no espaço?
Justamente por não ser um lugar físico, mas sim espiritual. De acordo com Alan Kardeck, o plano astral é atemporal e não ocupa espaço fisico.
Pode se perceber que quando os seis sobreviventes do voo Oceanic 815 voltam ao mundo físico no mesmo ano em que morreram no acidente.

Por que os Losties saíram da ilha e como?
Os seis sairam da ilha e do estado de coma, através de Pen, que deveria conhecer uma maneira de se chegar ao plano astral. Eles saíram da ilha porque achavam que voltariam para suas vidas normais.

Porque Aeron não voltou com os seis juntos no avião?
Aeron não voltou no avião, pois ele é um não nascido na terra, ele seria uma espécie de anomalia espiritual que adquiriu matéria quando passou a habitar a terra.
Uma coisa importante de se notar, é que o nome Aeron vem da palavra hebraica que significa "portador de mártires", tal observação pode levar a crer que Aeron poderia ser uma espécie de salvador da humanidade, (ou não).
Aeron também não precisava voltar para a ilha, pois não tinha karma para pagar ali.

Por que Ben falou que tinha mais coisa pra fazer?
Ben disse isso porque havia Karma ainda para cumprir, e tambémb porque os losties não poderiam voltar do estado pós morte, pois quebraram espirituais fazendo isto.

Por que logo que Desmond deixa de apertar botão o avião cai, qual é a relação?
Em minha opinião seria uma coincidência a queda do avião, uma vez que estava numa altitude bem acima da energia eletromagnética produzida.

Onde a clarie teve o filho?
Na ilha, no mundo não físico.

Quem era ou o que era mãe adotiva dos irmãos gêmeos?
Era o espírito guardião da ilha , os gêmeos seriam candidatos a substitutos.

A fonte eletromagnética seria uma forma de voltar para o mundo dos vivos?
A ilha não sendo um lugar físico, mas um plano de energia que habitava seres de energia (espíritos), quando a energia se acumulava no centro da ilha, o botão servia a finalidade de descarregar tal energia.
Desmond conseguiu seus poderes atemporais, justamente por estar em espírito receber uma carga energética que interferiu na sua consistência.

O que era a nuvem?
A nuvem era chamada de Cerberus, ou seja, o cão de três cabeças que guardava uma das esferas inferiores na mitologia grega.
Cerberus não deixava seus habitantes saírem de da esfera inferior de maneira alguma matando e devorando todos seus habitantes.

A nuvem era o irmão de Jacob, que corrompido pelos espiritos inferiores, acabou por perder seu per-espírito (camada que da forma ao corpo espiritual) e acabou se mostrando como ele era sem o per-espírito, ou seja um espírito de trevas. Se fosse um ser evoluído seria talvez uma nuvem branca ou alguma luz sem o per-espírito.

A nuvem queria acabar com o plano superior?
Quando saiu da ilha a nuvem conseguiu roubar para si a energia de um perespírito (Locke). a nuvem não queria que ninguém saísse de da ilha, e sim ela queria sair para o plano terra, porém se saísse poderia condenar o plano terra e uma grande catástrofe universal poderia acontecer.

Jacob sabia que tinha morrido?

Como os irmãos morreram puros (é provável que a verdadeira mãe dos gêmeos tenha morrido grávida), cresceram puros em espírito, mas o contato com seres inferiores fez o irmão de Jacob se tornar mal, diferente de Jacob que evoluiu e cumpriu o seu papel como espírito de luz.
Jacob certamente com o tempo descobriu ser um espírito evoluído e assim conseguia sair da ilha e voltar quando quisesse.

Rose e Bernard já sabiam de suas situações?
Sim, desde a queda do avião Rose já sabia que estava morta, por essa razão, no fim Rose e Bernard aceitaram a decisão de não fazerem nada e permanecer na ilha.

Por que apareciam mortos na ilha?
Existem algumas explicações para tal, algumas dessas pessoas eram personificação da nuvem, outras poderiam ser personificação de Jacob, e alguns outros mortos que apareciam na ilha poderiam estar em planos elevados e sabiam de suas mortes, se tornaram espíritos evoluídos e guias que os guiavam para seus destinos nesta esfera espiritual.

Por que os losties só descobriram no outro plano que estavam mortos?
Eles não poderiam saber que estavam mortos, somente quando pagassem seus Karmas e praticasse o Dharma (“realidade paralela”).
Depois que evoluíram espiritualmente eles foram para um plano superior, ou estavam preparados para a reencarnação, na qual suas vidas poderiam estar interligadas novamente porem de formas diferente.

Por que Locke voltou para o plano terra, uma vez que ele queria ficar na ilha?
Locke sabia que seria contra as regras se os losties voltassem para a terra, por isso procurou por todos para voltarem a ilha, pois sabia que não deveriam estar ali, de alguma maneira.

Por que mesmo Locke morto pela segunda vez no plano material, no plano espiritual ele aparece morto também?
Quando Locke morre novamente, e reaparece como a nuvem negra, ou seja a nuvem negra assumiu o per espírito de Locke, pois ela não tinha forma por ter perdido seu per espírito.
Isso pode ser percebido porque o per espírito de Locke ainda estava na ilha no caixão, mas sua essência foi pra outro plano, o que a nuvem fez é ter se apossado de uma energia significativa do per espírito de Locke.

Por que Jacob foi visitar os Losties quando crianças?
Jacob é um guia espiritual e sabia de sua missão como tal, por essa razão foi visitar os losties.

Por que a nuvem escolheu Locke para usar seu per espírito?
O monstro escolheu Locke por sua fé e perseverança, e por Locke ser o único ser um homem bom e puro de coração.
O monstro também testou Mr Eko, porem não o escolheu em razão dos seus erros em sua vida na terra.

Quando Desmond morreu?
Desmond morreu a bordo do barco em que estava numa competição.

Ben era algum escolhido de Jacob?
Ben teria sido escolhido de Jacob (ou da nuvem se passando por Jacob, talvez), mas acabou sendo manipulado pela nuvem por se tornar uma pessoa ruim, por isso Jacob teria desistido de Ben.

Como descobrimos como Rousseau morreu?
Quando acham o barco de Rousseau que havia naufragado, apesar de não saberem que eram dela.

Por que Wildmore estava atrás de Ben?
Wildmore percebeu que Ben iria causar algo muito ruim na ilha.

Por que Charles Wildmore queria voltar a ilha?
Charles Wildmore já tinha passado pelo processo de pós-morte, pois ele é visto junto à equipe Dharma no “passado”.

Para não encontrarem a ilha eles teriam que mudar ela de lugar? porque?
Mudar a ilha de lugar foi a decisão da nuvem se passando pelo pai de Jack e Jacob, isso causaria danos àquele plano espiritual e também atrapalharia Charles Wildmore em encontrar a ilha.

O que era o circulo de pó usado para impedir a nuvem?
O circulo de pó era uma espécie de circulo mágico que impedia seu avanço. No ocultismo existem alguns rituais de invocação no qual se é utilizado um circulo de proteção contra seres espirituais inferiores.

Na cabana Mib se passou pelo pai de Jack para fazer Locke mover a ilha?
Sim

Richard fala que a única forma de mudar tudo é fazer com que os seis que saíram voltem para a ilha , por que?
Porque com a saída deles, houve um desequilíbrio no universo, tanto o plano espiritual como o plano material sofreriam consequências graves.

Richard fala a Locke que o processo de escolha do líder se da quando o individuo é bem jovem , por que ele diz isso?
Porque o líder tem que ser puro de coração, e ter todos os ensinamentos possíveis.

Por que Richard visita Locke no passado?
Locke, no passado, fala para Richard do passado visitar ele quando ele tiver dois anos.

Por que Ben girou a roda no lugar de Locke?
Christian começa a explicar a Locke que era para ele girar a roda, e não Ben, de acordo com isso entendo que seja porque Locke seja carregado de energia positiva e Ben carregado de energia negativa, a roda de Dharma é energia positiva, por isso deveria ser Locke de qualquer maneira.

Onde Locke foi parar quando girou a roda congelada?
Depois de girar a roda congelada, Locke foi teletransportado para a Tunísia, na África em dezembro de 2007, na mesma época que os outros seis do Oceanic 815.

Locke foi finalmente resgatado a noite por representantes locais de Charles Widmore, por que?
Provavelmente sabiam como chegar ao mundo espiritual.
Widmore também falou a Locke que ele também tinha sido "exilado" da Ilha por Ben, foi assim que sabia onde encontrar Locke.

Como os losties voltaram para a ilha?
O voo 316 da Ajira Airways, certamente caiu e eles morreram, uma observação é que Lapidus disse que ele deveria ser o piloto do Oceani 815, e neste avião da Ajira ele cumpre seu destino.
Para voltar a ilha, Eloise Hawking diz que eles precisam recriar o dia do acidente do voo 815, uma vez que foram assim que eles morreram, e a partir disso estariam quebrando alguma regra espiritual.

Por que Locke não se suicidou?

Se Locke suicidasse iria para a esfera dos suicidas, talvez.

Por que Desmond sabia de tudo no plano superior (realidade alternativa)?

Desmond foi o primeiro a saber de seu estado de morte, isto pode ser visto no “universo paralelo” criado. Desmond fazia viagens astrais constantemente e quando chegou novamente com Wildmore sua consciência espiritual viajou através do plano superior. Isso foi um pretexto para que a suposta “realidade alternativa” surgisse.

Por que Desmond atropela Locke?
Desmond atropela Locke para fazer ele encontrar Jack.

Por que Eloise disse que deveria ser aquele voo e a hora exata para recriar as condições?
Eloise Hawking diz a Ben que ele teria 70 horas para reunir os Seis da Oceanic. Esse tempo é o que ele tem até a janela onde a Ilha estará. A anomalia causada por eles terem voltado deveria ser corrigida por outra anomalia, a recriação seria a abertura na dimensão espiritual.

Por que somente os seis?
Antes de embarcar no avião, Hurley tentou fazer com que o máximo de pessoas não entrasse na aeronave, comprando 78 assentos vazios. Fazendo isso, ele poderia salvar vidas se o avião caísse. De alguma forma também seria recriado de maneira exata as condições necessárias para a reversão do erro.

Eloise sabia que o avião iria cair?
Sim, pois era médium e também já esteve no plano espiritual.

O que pode provar que o avião da Ajira caiu?
Coloquei estes três fatores importantes:
- Uma garrafa de água com o logo da Ajira Airways foi achada em uma canoa abandonada na
- Ilha em um tempo desconhecido.
- A aparição na internet de um site da companhia, mostrando o slogan “Destiny Calls” (O Destino Chama).
- “Ajira” é a forma hindu de se escrever “Ilha”.
- “Ajira” no Islã significa “Vida eterna após Morte”.

O que as aparições de Clarie e Charlie disseram para Jack e Kate?
Jack e Kate foram avisados por aparições de Clarie e Charlie que Aaron não deveria voltar à ilha, e que Jack não deveria criá-lo.

Como poderíamos obter mais provas de que os seis do oceanic 815 voltaram para a terra?
Uma inscrição na lápide de Jin na Coreia do Sul lista a data do acidente como sendo a data de sua morte

O Voo 815 da Oceanic Airlines saiu de Sydney, Austrália no dia 22 de Setembro de 2004. Havia 324 passageiros e tripulantes a bordo do Boeing 777.

Cento e oito dias após a queda, seis dos sobreviventes são resgatados e ficam mundialmente famosos como os Seis da Oceanic.

Frank Lapidus, mais tarde, revela que era ele, originalmente, quem iria pilotar o voo 815 naquele dia, mas foi substituído por Seth Norris.

Quando Michael e Walt saíram da ilha o que houve?
Após deixar a Ilha em um barco a motor com Walt, Michael voltou para Manhattan, mas consumido pela culpa, ele acaba por se afastar de Walt e se torna suicida.
Observa-se que o fato de terem saído da ilha, os deixaram perturbados, que não poderiam ter deixa-la de qualquer jeito.

O que Charlotte disse a Mr Eko?

Eko encontra Charlotte, que o agita dizendo que encontrou seu irmão Yemi quando estava "entre os lugares" (alusão a sua quase morte, em que teria ficado ) (suspensa num meio intermediário de existência), pedindo a Eko que tivesse fé e que em breve reencontraria seu irmão.

Como Desmond parou de viajar no tempo?
Durante a viagem de helicóptero para O Cargueiro, a consciência de Desmond do passado (1996) começou a interferir no presente (2004) até Desmond fazer contato com ele, e seu eterno amor, Penelope Widmore. (Alma gêmea)

Devido a breve conversa que teve com Charlie, Pen sabe que há sobreviventes da queda do Voo Oceanic 815, porque?
Certamente Pen conseguiu fazer contato com o mundo espiritual.

Quando foi construída a roda congelada e porque?

Foi construída aproximadamente há 2.000 anos atrás, quando um grupo de pessoas naufragou na ilha e teorizou que a luz canalizada por esse mecanismo poderia lhes levar para fora da ilha.

Porque o pai de Jack disse “lembrar e esquecer”?

No espiritismo, quando desencarnamos e alcançamos evolução espiritual e entendimento, lembramos de todas nossas vidas passadas, tudo o que fomos. Quando estamos preparados para reencarnar esquecemos nossas vidas passadas, pois se lembrássemos, poderia haver um grande caos mental, espiritual e material no universo.

O que são as cenas do “universo paralelo”?
Seria a vida em outro plano, quando eles morrem na ilha. Importante observar que não há nas cenas cronologia, pois o mundo espiritual é atemporal, porém seria a vida depois da morte na ilha de todos eles.
Quando Jack fecha o olho ele nasce para o suposto “universo paralelo”, neste universo que representa um mundo superior, eles praticam o Dharma, pois o Kharma já foi pago na esfera inferior.
Quando eles se reúnem na igreja, ficam sabendo que já estavam em outro plano e irão reencarnar novamente, com suas almas gemas (constantes).

Concluindo: Repito que tal teoria é vista sob a visão espírita, e nesta teoria não encontrei nenhuma ponta solta, também devo avisar que podem conseguir informações sobre o espiritismo através das obras de Alan Kardeck.
Usei um pouco de mitologia também, pois se liga a doutrina espírita, e usei como fontes de informação do seriado o Lostpédia.
Agradeço profundamente todas as pessoas desse fórum, e agradeço aos produtores por proporcionar para nós uma serie tão complexa e maravilhosa, a qual se criou um novo conceito em que pessoas se reúnem para buscar informações fora da série, criando assim um universo inteiro e abrangendo todas as mídias possíveis.
Muito obrigado por esses seis anos... E a vida continua, aqui ou em outro lugar, “See you in in another life Brodas!!!


Voltar ao Topo
lokimal está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Virosdemo
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 17:53  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Março de 2006
Mensagens: 11
Tópicos: Nenhum
Localização: MG



Grupos: Nenhum
Ha! pq alguns morriam V2.0 (mesmo já estando ""mortos"") e outros não?
Seria até legalzim se fosse alguma coisa neste sentido, mas não era.
Lost foi uma Bost* e ponto. Não tem teoria que de jeito nisso.

bjundas...


Voltar ao Topo
Virosdemo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ottoth
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 17:57  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006
Mensagens: 14
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Concordo com suas palavras, a única forma de entender todos os mistérios do Lost, é olhando por este ponto de vista, pelo lado espiritual. Fecha todas.
Inclusive percebe-se que alguns personagens podem fazer o papel de médiuns, como a Sra. Wildmore, pelo que percebi.
Acredito que o projeto Dharma é uma forma de contatar os mortos, algum estudo sobre os planos espirituais.
O único erro dos diretores foi falar que eles não estavam mortos.


Voltar ao Topo
ottoth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
kakkau
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 18:19  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 41

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009
Mensagens: 260
Tópicos: 2
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
Concordo com você! Os produtores só negaram que eles estavam mortos para render mais que uma ou duas temporadas. Fiquei muito receosa quanto ao final, estava com medo de me decepcionar... demorei três dias para assistir o episódio derradeiro... até comprei as cinco primeiras temporadas antes de ver o final, assim não teria com ficar frustrada e me arrepender dos seis anos de dedicação. Felizmente, me agradei e muito do final. Correspondeu minhas expectativas. Olhando por essa ótica tudo se torna possível. Amei Lost, com seus altos e baixos... e já vou assistir tudo novamente. Nós vemos em outra vida, irmãos!!! Abraços

Voltar ao Topo
kakkau está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
CLANK
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 18:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2006
Mensagens: 6
Tópicos: Nenhum
Localização: Antartic Park



Grupos: Nenhum
Foi coincidência o avião cair? Hahaha isso é explicação?

Voltar ao Topo
CLANK está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
PedroJungbluth
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 19:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 36

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 4.768
Tópicos: 16
Localização: Curitiba Paraná

Twitter: @pedrojungbluth

Grupos: 
[ABC]
Vamos lá, eu tenho minhas teorias sobre questões espirituais, minhas convicções. No fundo acho que deus e alma são dois conceitos históricos de katchanga.

Isso não significa que eu desconsidere questões espirituais como ferramentas interessantes de ficção. Redenção, pecado, paraíso, inferno, são todas lutas que travamos intimamente, e quando a ficção faz paralelo a isso, acho super válido, e não me importo aí com regras científicas.

Nesse aspecto, Lost foi muito legal. Acompanhar a trajetória dos personagens foi bacana, cada um teve sua trajetória espiritual. Como os próprios produtores disseram eles não escreveram Lost, Lost foi uma série que se formou, e eles foram colocando no papel. Quem dera que gente mais talentosa tivesse escrito, teria ficado melhor.
Ficou ruim por que também sou fã de ficção cinetífica, que lost mostrou que nada tinha. Uma série geek que não ligou para sua própria mítica, ou talvez por que essa mítica tenha sido grande demais para a cabeça dos que mandavam na série, teoria que acho mais válida.

Um plugue que liga/desliga uma Ilha que flutua foge do bom gosto de qualquer ficção de qualidade. Ficção científica tem o proposto absurdo sob aspecto realista, na minha opinião. Lost não se calcou em bases realistas.


Voltar ao Topo
PedroJungbluth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
lady of moon
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 21:46  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 34

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 274
Tópicos: 3
Localização: Rio de Janeiro/RJ



Grupos: 
[ABC]
Oi Gourmet,

Bom, eu já comentei em outros posts sobre o que analisei de espiritualidade em Lost.

Na minha visão, a série foi sobre superação pessoal, antes de qualquer coisa religiosa. A questão é que se superar está ligado à evoluir, que está ligado ao autoconhecimento, que está ligado à uma maior percepção das coisas, e aí entra a questão da crença/fé.

O "construto espiritual" que você fala, não é ligado somente ao Espiritismo. Ele é a base de TODAS as religiões. Cada religião conta de uma forma ou outra sua "historinha" moral de conduta "certa" e "errada" de vida e de pós-morte. Muitas religiões são baseadas em suas antecessoras. Por prática, eu digo que a mais antiga que a gente tem mais conhecimento foi a religião Egípcia e toda sua mitologia. Ela foi a propensora de, por ex, os 10 mandamentos católicos, o complexo de édipo, reencarnação, e vários outros elementos que vemos até hoje.

De acordo com a espiritualidade de muitas, existe o Karma e o Dharma. O Karma é o elemento que você tem que superar na sua vida "atual". E o Dharma é o elemento passado que você superou e que trouxe como benefício de conhecimento para a atual (por mais que haja a falta de lembrança nisso).

O Karma não tem uma fórmula matemática sabe. Não é tipo: 1+1= 2 ou, matou uma pessoa, quer dizer que você será morta da mesma forma também, algo como "troco na mesma moeda". Não tem como a gente entender exatamente como é esse sistema de "ação/reação". Mas o Karma é sua maior dificuldade, é o seu maior medo! Por mais que seja bobo; e ele impede que, como espírito, haja um crescimento evolutivo.

A série mostrou essa realidade paralela do futuro (a espiritual) e um tipo de outro plano na ilha também (sussuros) e é pertinente essa sua dúvida. O que eu posso analisar disso é que tem sentido o que eles fizeram, sob a perspectiva espiritual. E vou te exemplificar de uma melhor maneira, lembrando de LOST:

Jack morreu na Ilha. Ao morrer, ele, em espírito, se esqueceu de que esteve em uma Ilha mágica e tudo o que passou nela. Em espírito, ele não se deu conta de que morreu e continuou sua vida como se o acidente com o voo Oceanic 815 nunca tivesse acontecido. Nessa realidade, ele teve um filho que "nunca existiu", pois a mente pode "criar" elementos falsos (e não só a mente) de toda uma trajetória de vida melhor da que tinha enquanto "encarnado". Outros elementos ela recobra, como o fato da morte de seu pai, Cristhian, e a perda do caixão. Essa realidade é um "purgatório" pois, como cada pessoa tem seu tempo para o "despertar", ela continua com sua fantasia até esse climax da 'verdade'. Isso porque saber que estar morto pode ser algo tão impactante se for falado diretamente - e não "percebido" por ela mesma - que causaria danos extremos ao seu espírito.

Até por isso, Desmond tem como objetivo não falar: "Você está morto", mas sim FAZER com que a pessoa perceba isso. Daniel Faraday, por exemplo, estava começando a perceber algumas coisas por ele mesmo. Mas isso tudo acontece em um plano "superior" no espiritual.

Diferente do plano em que se encontram Michael e as outras almas dos sussuros. Michael NÃO SE ESQUECEU do que passou na Ilha, e parte desse não esquecimento pode ter a ver com a vergonha que sente pelos seus atos ruins, da sua lamentação. Ele estava em um plano astral também, que não se desconecta do físico pois, "vive em conjunto". São esses os espiritos que, acordado, um médium consegue ver.

Vou te mostrar uma figura para uma visualização desses planos:


Jack e os outros losties que aparecem no fim da Igreja se encontravam no Plano Espiritual MENTAL. Quando "despertaram", foram em grupo para o Consciencial (a luz).

Michael e os sussuros estavam no Plano Espiritual ASTRAL.



Os produtores estudaram essas coisas, para mostrar desse jeito a história que queriam. Realmente não conduziram de forma mais correta a parte dos mistério da ILHA. Mas sobre a parte espiritual, tudo faz sentido. Cada um faz o seu Plano Espiritual Mental, que o Plano que rege esse, o Consciencial, "dá seu jeito" de arrumar as coisas, ou seja, de fazer com que haja uma forma de cada plano mental dos Losties se "encontrarem". "O destino dá seu jeito" rs

Veja o caso de BEN que, mesmo "desperto", quis continuar a fantasia para superar suas questões com Alex e Rousseau. Então não é um: "Opa, despertou! Pode ir!". Ele pode seguir em frente depois que tiver resolvido suas pendências. Para os losties da Igreja, a única pendência que faltava era o Jack se dar conta, pois somente assim todos poderiam seguir em frente, deixando a história da ilha "superada".

Espero que esse post esclareça mais ou menos para você a ótica que, creio eu, os produtores quiseram passar sobre a espiritualidade da série.

Beijos!


Voltar ao Topo
lady of moon está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Mr. Phatherpharnel
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 22:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007
Mensagens: 395
Tópicos: 28
Localização: Parana



Grupos: Nenhum
Ok. eu vou postar aqui ..o que postei como resposta ao meu resumo do espiritismo...parece menos off topic aqui..

Citação:
nossa consciencia é a expressao das sinapses e tal..não ha provas ou indicios (ciencia, academia, seriedade, notoriedade, consenso dos doutores e comunidade cientifica mundo a afora, etc, e não de um divaldo franco da vida, ou palestrante de centro espirita) de que ela possa continuar funcionando sem o hardware...e muito menos que isso seja 'natural'..a ponto de afirmar ser um processo continuo de upgrade que implicaria perpetuidade dela com assunçao de novos organismos...MAS não desconsidero isso tudo uma vez que isso pode vir ser alcançado algum dia se já não o foi..

se voce frequentar um curso de medicina ou de biologia voce (provavelmente, porque não é minha area..mas lembro do ensino medio e fundamental..cursinho) não terá nenhuma aula sobre ectoplasma ou materializaçao do espirito...vai aprender que a consciencia desaparece com a morte dos neuronios..e que a informaçao acumulada durante a vida e sua interaçao com o mundo exterior não passa de tecido..e coisas quimicas funcionando a base de impulsos eletricos..etc e tal (alguém medico ou biologo ai?)..e que se podemos dedetctar a radiaçao de estrelas a milhares de anos luz nos já teriamos detectado com alguma frequencia e precisao pelo menos o suposto fato da subsistencia da pessoa (consciencia, personalidade, e memoria) sem o corpo fisico..sorry budy, não é o mundo em que vivemos; teriamos varias implicaçoes que iriam da formulaçao de leis a armamento belico..criaçao de um ministerio de comunicaçao mediunica..sei la..as delegacias de homicidios teriam que levar em conta o depoimento do defunto..etc; talvez um dia possamos uploudar nossa mente em um pen drive e colocar numa maquina...o mais proximo disso


Aquele final de lost realmente não tem nada haver com espiritismo; purgatorio não é um elemento dessa religiao...e se for uma ilusao ..so pode ser do Jack..o protagonista..ou do desmond; os espiritas não acreditam em inferno ou limbo...mas que as pessoas ficam presas nas suas proprias realidades..por apego a questos materiais de quando eram vivas..um problema de superaçao e trauma...e isso tem haver com 'obsessao' e tal..igualzinho no Sexto Sentido..

É sabido que quando nossos neuronios estao morrendo....as pessoas que escaparam...dizem ter experimentado uma sensaçao estranha de estar deixando o corpo e ir em direçao ao que é geralmente descrito como uma luz no fim do tunel...e outros delirios, etc, que amenizam o sofrimento...mas são so os neuronios morrendo..ficando sem oxigencio..e tal..dependendo da circunstancia claro;

Desmond poderia estar morrendo (quando explodiu a escotilha)...e imaginando tudo aquilo numa fraçao de segundos...sei la;


Voltar ao Topo
Mr. Phatherpharnel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Grisalho
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 22:30  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006
Mensagens: 277
Tópicos: 1
Localização: Salvador



Grupos: Nenhum
E a missão assumida pelo Desmond, se encaixa em alguma particularidade do espiritismo?

Tudo bem que o Charlie "despertou" o Desmond, no que até então acreditávamos ser uma realidade paralela/alternativa. Mas foi o Desmond quem se encarregou de provocar/convocar a reunião dos Losties, numa espécie de manipulação dos fatos.

É uma curiosidade.


_________________
LOST = A Viagem + Alma Gêmea + Torre de Babel

Voltar ao Topo
Grisalho está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
lokimal
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 22:54  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005
Mensagens: 4
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Pessoal outra pergunta a ser respondida, também pode ser usada usando a linha mística, coincidencia?

O que pode ser o significado dos numeros 4 8 15 16 23 42?
Na astrologia e ocultismo os números devem ser somados até ser obtido um unico algarismo.
A soma de 4+8+15+16+23+42=108, 1+0+8=9
9 significa espirtiualidade, altruísmo.
NOVE é o Algarismo que traduz o Fim e a Renovação. (reencarnação)


Voltar ao Topo
lokimal está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
albertoooo
MensagemEnviada: Quarta Maio 26, 2010 23:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Domingo, 15 de Fevereiro de 2009
Mensagens: 33
Tópicos: Nenhum
Localização: loop



Grupos: Nenhum
O que é a ilha?
A ilha é um mundo inferior e de provação (Karma), e não o inferno como alguns dizem. A ilha é um lugar, ou estado de consciência, no qual os losties e os outros personagens teriam que passar para alcançar um plano superior, que seria a "realidade alternativa". Pode-se perceber pelos flashbacks que todos os habitantes da ilha possuía algum tipo de pendência para evoluir espiritualmente.



então eles podem ir para esse "estado de consciencia", apanham um barco da penny e voltam para o mundo real, e depois apanham um aviao que os leva para o "estado de consciencia", e no fim da serie alguns ainda apanham um aviao de volta para o mundo real??? Mas nesse mundo real foram recebidos por pessoas reais, e até apareceram na tv. Estiveram onde? A dormir num acampamento?



Por que a ilha se move no tempo e no espaço?
Justamente por não ser um lugar físico, mas sim espiritual. De acordo com Alan Kardeck, o plano astral é atemporal e não ocupa espaço fisico.
Pode se perceber que quando os seis sobreviventes do voo Oceanic 815 voltam ao mundo físico no mesmo ano em que morreram no acidente.


mesmas considerações da resposta anterior...



Rose e Bernard já sabiam de suas situações?
Sim, desde a queda do avião Rose já sabia que estava morta, por essa razão, no fim Rose e Bernard aceitaram a decisão de não fazerem nada e permanecer na ilha.


Como voce afirma isso? O Bernard tambem sabia disso? Porque os outros não sabiam?



Richard fala que a única forma de mudar tudo é fazer com que os seis que saíram voltem para a ilha , por que?
Porque com a saída deles, houve um desequilíbrio no universo, tanto o plano espiritual como o plano material sofreriam consequências graves.


Resposta vaga e sem conteúdo... Explique la isso melhor...




Como os losties voltaram para a ilha?
O voo 316 da Ajira Airways, certamente caiu e eles morreram, uma observação é que Lapidus disse que ele deveria ser o piloto do Oceani 815, e neste avião da Ajira ele cumpre seu destino.
Para voltar a ilha, Eloise Hawking diz que eles precisam recriar o dia do acidente do voo 815, uma vez que foram assim que eles morreram, e a partir disso estariam quebrando alguma regra espiritual.


então mas pela sua teoria eles não tinham morrido antes? Morrem duas vezes?



O que era o circulo de pó usado para impedir a nuvem?
O circulo de pó era uma espécie de circulo mágico que impedia seu avanço. No ocultismo existem alguns rituais de invocação no qual se é utilizado um circulo de proteção contra seres espirituais inferiores.


Tudo bem, aceito. Mas e os paineis do widmore? Eram magicos? Se eram magicos porque precisavam de eletricidade para funcionar?


Voltar ao Topo
albertoooo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo Página 1 de 5

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Análise de Lost sob a teoria Kardecista, completa.
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida