|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
|  |
Internetês x Português (n a u m x não) |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
*Ju*
|
|

Sexo:  Idade: 47Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Abril de 2005 Mensagens: 3.031 Tópicos: 55 Localização: São José dos Campos/Rio de Janeiro
Twitter: @juycer
Grupos:
|
Acredito que o problema não esteja em nós, que somos mais velhos e fomos alfabetizados sem a existência do computador e sim com as crianças que a cada dia têm acesso à internet mais cedo. Acho que algumas abreviações como "v c", "pq" e "blz" sejam normais, agoara, ixcrver a.Xim é horrível, dá mais trabalho para ler e digitar do que se tivesse sido escrito corretamente.
|
|
|
 |
copenhagen
|
|

Sexo:  Idade: 49Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 185 Tópicos: 2 Localização: Miami, USA.
Grupos: Nenhum |
Sempre tive o hábito de tentar escrever da forma mais correta possível na internet (evidente que um papo pela internet não exige a mesma linguagem de um TCC ou uma redação para o vestibular), e não creio que uso da internet estimule a escrever de forma "errada" (apesar de algumas pessoas podem sim ser influenciadas por alguns "ambientes" ou algumas idéias como a que será citada a seguir). Foi criada uma falsa impressão que digitar faltando letras tornaria a comunicação mais rápida e fácil, o que ao menos a mim nunca fez diferença, e conforme o costume depois de anos estando quase todos os dias em frente a um teclado a velocidade na digitação não é problema nenhum. Além das "modinhas" e alguns erros presentes inclusive na linguagem falada que acabam repassados ao computador..
Mesmo com acesso à internet desde cedo também não tive esse "problema". Claro que a falsa impressão citada acima, fora o fato de o costume e uma falta de noção sobre o assunto pode sim levar quem usa a internet hoje a escrever de uma forma cada vez mais "estranha", ainda mais por essa "linguagem" estar popularizada em alguns lugares. É mais pela cabeça de alguns que pelo uso da internet.
Porém esse não é um problema só do português, frequentava um fórum britânico sobre futebol aonde da mesma forma que aqui, alguns poucos que se prestam a tentar escrever um português decente, reclamando de usuários que escreviam um inglês impossível de ser compreendido e inclusive trazia nas regras do fórum que ali era "recomendada" a utilização do inglês formal. Em Portugal, por exemplo, o "que" vira "k", entre outros absurdos.
Seria muito melhor se todos escrevessem de uma forma decente.
Claro que muitas dessas expressões "internéticas" não fazem qualquer sentido e são completos absurdos gramaticais. Porém vale destacar que não se pode ignorar o fato de evoluções linguísticas que ocorrem naturalmente buscando uma simplificação, ou alguém aqui ainda usa "vossa mercê" ao invés de "você"?
PS: Até lembrei de uma redação que fiz no terceiro ano sobre o tema, vou até procurá-la para dar uma olhada hehehe.
|
|
|
 |
SnowWhite
|
|

Sexo:  Idade: 36Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 296 Tópicos: 2 Localização: --------->>>
Grupos:
|
Bom... tem coisas q eu abrevio mesmo na internet na hora de escrever... claro que eu não faço isso em uma redação, q é totalmente diferente. Isso nunca me afetou pq eu sempre estou praticando. Agora é so não exagerar né. Tipo esses exemplos ai q já foram citados.
_________________ Saia da matrix
|
|
|
 |
Dudugouveia
|
|

Sexo:  Idade: 34Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Maio de 2005 Mensagens: 2.188 Tópicos: 10 Localização: Belém - PA
Grupos:
|
Eu sempre uso essas expressões típicas da internet. você , Também , são os mais usados , mas sempre me preocupo com a pontuação e os acentos.
Mas eu não deixo isso influenciar na minha escrita , nunca cometi esse erro , de confundir as coisas , e no meio de uma redação colocar um "não" .
Mas inúmeras pessoas fazem isso , na minha escola então... , sem dúvida esse é um tema bastante interessante , e que vale muito a pena ser discutido.
|
|
|
 |
Terrok
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2005 Mensagens: 174 Tópicos: 5 Localização: Florianópolis
Grupos:
|
Sinceramente, em internet não gosto de escrever assim, mas em MSN é impossível resistir. Quando você vê aquele dezena de janelas abertas, não tem como...
"Intaun, eu escrevo da forma mais rapida q tiver pra mim... e não acho isso errado não, pq o importante no msn é a rapidez, não o port correto..."

_________________ Por que o Mario Bros foi ao psicólogo?
- Porque ele estava passando por uma fase muito difícil...
|
|
|
 |
lisa_blake
|
|

Sexo:  Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 163 Tópicos: 2 Localização: Neverland
Grupos:
|
Realmente! Ótimo tópico!
Bom, em algumas ocasiões eu até abrevio algumas palavras: v c, t b, p q...
Antes até que escrevia n a u m, e n t a u m, mas já perdi esse péssimo hábito...hehehe
Afinal, pega mal pra quem se formou em Letras
Mas realmente, algumas pessoas escrevem em códigos ilegíveis, outras são semi-analfabetas mesmo.
Atrocidades como 'peçoas', 'acim', 'agente', 'aumosso', e outras inúmeras barbaridades que eu já li, para mim não são 'internetês'. É a mais pura 'priguissa' mesmo.
Não apenas preguiça de escrever certo, mas também de pensar. Vão escrevendo como falam, sem raciocinar e sai essa 'beleza' toda.
Dói quando vejo que a maioria dos internautas não possuem o mínimo de conhecimento sobre nossa língua-pátria.
Isso inclui adolescentes, jovens e até adultos...
Não sou professora [graças a Deus], mas tenho amigas que são. Elas me contam horrores dos alunos. Muitos estão no último ano do Ensino Médio e são semi-alfabetizados.
E digo mais: na minha classe da faculdade, alguns jovens e adultos também eram semi-alfabetizados. Isso porque estavam lá para serem professores futuramente
Olha, sem querer ser pessimista, não sei onde tudo isso vai chegar...
Ou seremos o país dos semi-analfabetos ou será instituída uma nova língua, o 'português-internetês' 
|
|
|
 |
copenhagen
|
|

Sexo:  Idade: 49Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 185 Tópicos: 2 Localização: Miami, USA.
Grupos: Nenhum |
Muito disso vem por causa daquela bobagem do "se fazer entender" que já vem até com erro de colocação pronominal hahahaha.
Inclusive defendido em alguns programas na mídia e frequentemente é a desculpa da população, isso gera um comodismo desgraçado...
lisa_blake, infelizmente de certa forma é normal o baixo nível de alguns alunos no ensino superior, principalmente em algumas faculdades de educação como Letras, Matemática e Física. E ainda querem inventar de colocar cotas...
|
|
|
 |
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|

Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
|  |