|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
|  |
Rio estuda aprofundar política de cotas |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
luisfeliperasmuss
|
|

Sexo:  Idade: 30Registrado em: Sábado, 13 de Janeiro de 2007 Mensagens: 1.081 Tópicos: 46 Localização: Campinas, São Paulo
Twitter: @luisfelipe8395
Grupos:
|
A educação no Brasil tem que ser mudada, pois é uma vergonha do jeito que está. Acho que deveria ser colocado em pauta primeiro a reformulação do sistema educacional brasileiro e depois o sistema de cotas (que já disse ser a favor de sociais).
Depois do que o Gourmet disse, não tenho nada a acrescentar. Quem tem que entrar na faculdade é quem tem capacidade, e não um incapacitado que entrou por sua raça. Se foi bem na prova, não tão bem quanto um de escola particular, acredito que poderia ser sim incluído, pois você está vendo o quanto ele se esforçou apesar das dificuldades.
O problema é dar as cotas unicamente para negros. Isso vai gerar mais competitividade, e ocasionalmente, racismo.
Querem dar cotas? Simples, deem cotas sociais, e não essa aberração de cotas raciais.
_________________ Wherever you are, I'll always love you.
|
|
|
 |
RVangelis
|
|

Onde estão com minha cabeça?
Sexo:  Idade: 46Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
PedroJungbluth escreveu: |
Problema racial há. Negá-lo é tolice. |
Eu não nego sua existência e, sim!, é necessário combatê-la. Porém, considero contraproducente - e até mesmo perigoso - combater racismo com um programa racista. Concedendo privilégios a uma raça em detrimento de outras.
É tentar apagar uma fogueira com um balde gasolina.
Aliás, SÓ O DEBATE em torno das cotas raciais já tem suscitado muito racismo. Cansei de ver gente que se posiciona contra as cotas tachada de racista e "inimigo de negro".
Até mesmo negros que se posicionam contra são insultados de "traidores da raça".
|
|
|
 |
SuperMT
|
|

Sexo:  Idade: 32Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 3.075 Tópicos: 11 Localização: with your sis.
Twitter: @_matvieira
Grupos:
|
Separar vagas pra um grupo pela sua etnia é ridículo.
Na minha posição de vestibulando, acho bizarro esse sistema de cotas.
Solução? Melhoria do sistema de ensino público.
Solução à curto prazo? ProUni ou algo do gênero.
Infelizmente a rede pública de ensino, na grande maioria dos casos, oferece um ensino de qualidade bem inferior à rede privada. Essa condição, gera uma desigualdade montanhosa entre o nível do aluno de uma escola particular e de outra pública.
Dar oportunidades para esses alunos tecnicamente inferiores cursarem uma faculdade é uma coisa muito nobre mesmo. Só acho errado implantar essas "facilidades" nos exames mais concorridos do país, como o Fuvest, os exames da Vunesp, Unicamp e etc.
Penso que eles poderiam cursar universidades particulares menos concorridas com um sistema que facilitasse a entrada dos mesmos, devido ao baixo nível do anterior ensino médio.
Entretanto, tirar vagas do pessoal que está praticamente levitando de tanto estudar, e que atinge um nível intelectual monstruoso, pra colocar alunos despreparados, é burrice e acima de tudo injustiça.
O curso de medicina, por exemplo, provávelmente o mais concorrido, deveria exigir vestibulandos cada vez mais e mais bem preparados, e não aplicar cotas para que facilite a entrada de alunos mais fracos.
Pra onde vão os mais fracos? Pra universidades menos concorridas.
Até mesmo porque, dos alunos que entram nos grandes tecnopolos, como a Usp, através de possíveis cotas, a maioria larga o curso.
_________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
|
|
|
 |
Earendil
|
|

Sexo:  Idade: 37Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005 Mensagens: 6.976 Tópicos: 159 Localização: Rio de Janeiro
Twitter: @Gabriel_GFV
Grupos: Nenhum |
Pior o nosso ilustre Presidente pudim de cachaça e suas declarações.
Conseguiu ao mesmo tempo ser preconceituoso contra os brancos de olhos azuis e contra os negros.
|
|
|
 |
Gourmet Erótico
|
|

Sexo:  Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Apenas um esclarecimento. Eu acho que nosso país tem um discriminação racial mínima. Em poucos lugares vamos encontrar esse nível de convívio. Apenas acho que o modo como as políticas vêm sendo realizadas não contribuem e ainda são nocivas.
Uma faculdade não vai suprir as deficiências do primário e do segundo grau. O medo que tenho é que o ingresso de pessoas despreparadas desqualifique mais ainda os profissionais. Já temos muitos advogados, médicos, historiadores, professores incompetentes.
Eu me pergunto se não começará a surgir um movimento silencioso de discriminação aos profissionais negros de nível superior. Esse é o maior risco dessa política de cotas.
Dois colegas negros da minha época da faculdade criticaram as cotas por isso, quando ela começou a surgir. Eles falaram que entraram na faculdade pelo vestibular, mas que era uma questão de esperar até que os estudantes de cotas começassem a ingressar no mercado de trabalho e os negros todos, sem distinção de terem ingressado por cotas ou não, seriam "evitados" pelo empregador.
Não sei se isso realmente vai acontecer ou se já está acontecendo, mas lamento informar por razões matemáticas existe uma tendência que os alunos de cotas não sejam tão qualificados quanto os que ingressaram através do processo seletivo normal e sem privilégios. As consequências disso podem causar um estrago irreparável.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
 |
luisfeliperasmuss
|
|

Sexo:  Idade: 30Registrado em: Sábado, 13 de Janeiro de 2007 Mensagens: 1.081 Tópicos: 46 Localização: Campinas, São Paulo
Grupos:
|
Gourmet Erótico escreveu: |
Apenas um esclarecimento. Eu acho que nosso país tem um discriminação racial mínima. Em poucos lugares vamos encontrar esse nível de convívio. Apenas acho que o modo como as políticas vêm sendo realizadas não contribuem e ainda são nocivas.
Uma faculdade não vai suprir as deficiências do primário e do segundo grau. O medo que tenho é que o ingresso de pessoas despreparadas desqualifique mais ainda os profissionais. Já temos muitos advogados, médicos, historiadores, professores incompetentes.
Eu me pergunto se não começará a surgir um movimento silencioso de discriminação aos profissionais negros de nível superior. Esse é o maior risco dessa política de cotas.
Dois colegas negros da minha época da faculdade criticaram as cotas por isso, quando ela começou a surgir. Eles falaram que entraram na faculdade pelo vestibular, mas que era uma questão de esperar até que os estudantes de cotas começassem a ingressar no mercado de trabalho e os negros todos, sem distinção de terem ingressado por cotas ou não, seriam "evitados" pelo empregador.
Não sei se isso realmente vai acontecer ou se já está acontecendo, mas lamento informar por razões matemáticas existe uma tendência que os alunos de cotas não sejam tão qualificados quanto os que ingressaram através do processo seletivo normal e sem privilégios. As consequências disso podem causar um estrago irreparável. |
Faço as suas palavras as minhas.
|
|
|
 |
PedroJungbluth
|
|

Sexo:  Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Convívio e tolerância nada tem a ver com igualdade.
os dados não mentem, negros recebem em média 30% a menos em funções iguais aos brancos.
è fácil não enxergar essas coisas quando se é branco.
Eu já citei que graças ao sistema de cotas pela primeira vez em mais de 10 anos um negro entrou no curso de medicina aqui na UFPR? E ele já se formou, passando por provas e dificuldades iguais a qualquer formando. Em nenhum momento ele vai ser um médico pior ou não por causa do sistema de cotas, pelamor...
E como eu disse, precisa ter algum conhecimento sobre o assunto.
O fato dos alunos cotistas estarem tendo desempenho equivalente aos alunos normais já prova muita coisa. O sistema de vestibular está falido. Vão bem na prova as pessoas que fazem cursinho específico, não os de melhor educação. Os cursinhos são caros, e há um diálogo entre os que elaboram as provas e os cursinhos, virando um jogo só deles.
Há muito que vestibular não significa mais uma avaliação objetiva de inteligência, cultura ou capacidade.
Então, o que está acontecendo entre os cotistas sociais e raciais (sim, luis felipe, existem cotas socias, sua ignorância do assunto me espanta, para quem é tão convicto ao argumentar), que em geral não fazem cursinho, é uma avaliação muito mais de inteligência, já que o nível educacional é baixo.
No final das contas, os alunos cotistas apresentam desempenho normal e semelhante aos alunos brancos e de escolas particulares. Isso faz cair por terra os que supõe no sistema de cotas o diabo falará, baixará o nível das faculdades e dos formados (ao invés da óbvia reprovação dos maus alunos), virará fonte de racismo, tudo isso vira falácia. Os fatos são outros. E fontes na internet a respeito são muitas, mas basta aplicar a lógica:
Se um aluno cotista é ruim, ele reprova. Se a faculdade aprova um aluno ruim, o problema é com o sistema de avaliação da faculdade, não com o sistema de cotas.
Gourmet, o seu argumento de que o nível dos profissionais formados está ruim é verdadeiro. Mas o sistema de cotas não irá prejudicar nada, inclusive pode ser parte da solução.
Sabe por que temos cada vez piores médicos e advogados? O grande pepino são os baixos critérios do MEC, que aprova faculdades sem estrutura os sistema pedagógico decente. Essas faculdades, que tem baixo custo, vendem seus diplomas e vestibular fácil para as pessoas com dificuldades socias, incluindo aí negros e pobres, que pelas dificuldades educacionais não conseguem passar em faculdades públicas, de boa qualidade. Até conseguem em faculdades particulares de boa qualidade, mas não conseguem pagar as mensalidades.
O que acontece é que pessoas assim acabam se formando nas más faculdades, e viram maus profissionais.
Com o sistema de cotas, pessoas com dificuldades educacionais e financeiras podem conseguir vagas em faculdades públicas (que consomem 80% dos recursos de educação pública total do país e só educam pessoas que poderiam pagar por faculdades particulares boas), e dessa maneira se tornam bons profissionais, afinal para se passar nesse tipo de faculdade só sendo um aluno bem aplicado e inteligente.
As faculdades públicas brasileiras são boas e rigorosas, e só formam bons profissionais, em geral.
E o MEC deveria tomar vergonha e ser mais rigoroso ao autorizar um sistema de ensino superior.
Mas todos meus argumentos já disse várias vezes. E as pessoas não ligam, em geral por que é "cool" ser contra sistema de cotas, assim como foi "cool" votar contra o desarmamento.
|
|
|
 |
luisfeliperasmuss
|
|

Grupos:
|
Convívio e tolerância nada tem a ver com igualdade.
os dados não mentem, negros recebem em média 30% a menos em funções iguais aos brancos.
è fácil não enxergar essas coisas quando se é branco.
Eu já citei que graças ao sistema de cotas pela primeira vez em mais de 10 anos um negro entrou no curso de medicina aqui na UFPR? E ele já se formou, passando por provas e dificuldades iguais a qualquer formando. Em nenhum momento ele vai ser um médico pior ou não por causa do sistema de cotas, pelamor...
E como eu disse, precisa ter algum conhecimento sobre o assunto.
O fato dos alunos cotistas estarem tendo desempenho equivalente aos alunos normais já prova muita coisa. O sistema de vestibular está falido. Vão bem na prova as pessoas que fazem cursinho específico, não os de melhor educação. Os cursinhos são caros, e há um diálogo entre os que elaboram as provas e os cursinhos, virando um jogo só deles.
Há muito que vestibular não significa mais uma avaliação objetiva de inteligência, cultura ou capacidade.
Então, o que está acontecendo entre os cotistas sociais e raciais (sim, luis felipe, existem cotas socias, sua ignorância do assunto me espanta, para quem é tão convicto ao argumentar), que em geral não fazem cursinho, é uma avaliação muito mais de inteligência, já que o nível educacional é baixo.
No final das contas, os alunos cotistas apresentam desempenho normal e semelhante aos alunos brancos e de escolas particulares. Isso faz cair por terra os que supõe no sistema de cotas o diabo falará, baixará o nível das faculdades e dos formados (ao invés da óbvia reprovação dos maus alunos), virará fonte de racismo, tudo isso vira falácia. Os fatos são outros. E fontes na internet a respeito são muitas, mas basta aplicar a lógica:
Se um aluno cotista é ruim, ele reprova. Se a faculdade aprova um aluno ruim, o problema é com o sistema de avaliação da faculdade, não com o sistema de cotas.
Gourmet, o seu argumento de que o nível dos profissionais formados está ruim é verdadeiro. Mas o sistema de cotas não irá prejudicar nada, inclusive pode ser parte da solução.
Sabe por que temos cada vez piores médicos e advogados? O grande pepino são os baixos critérios do MEC, que aprova faculdades sem estrutura os sistema pedagógico decente. Essas faculdades, que tem baixo custo, vendem seus diplomas e vestibular fácil para as pessoas com dificuldades socias, incluindo aí negros e pobres, que pelas dificuldades educacionais não conseguem passar em faculdades públicas, de boa qualidade. Até conseguem em faculdades particulares de boa qualidade, mas não conseguem pagar as mensalidades.
O que acontece é que pessoas assim acabam se formando nas más faculdades, e viram maus profissionais.
Com o sistema de cotas, pessoas com dificuldades educacionais e financeiras podem conseguir vagas em faculdades públicas (que consomem 80% dos recursos de educação pública total do país e só educam pessoas que poderiam pagar por faculdades particulares boas), e dessa maneira se tornam bons profissionais, afinal para se passar nesse tipo de faculdade só sendo um aluno bem aplicado e inteligente.
As faculdades públicas brasileiras são boas e rigorosas, e só formam bons profissionais, em geral.
E o MEC deveria tomar vergonha e ser mais rigoroso ao autorizar um sistema de ensino superior.
Mas todos meus argumentos já disse várias vezes. E as pessoas não ligam, em geral por que é "cool" ser contra sistema de cotas, assim como foi "cool" votar contra o desarmamento. |
Não se dá para comparar cotas com desarmamento. Eu fui sempre a favor do desarmamento, então não misturemos as coisas.
Há cotas sociais? Há. Eu as nem considero, pois elas seus critérios são tão podres quanto as raciais. Primeiro façam uma reformulação no ensino, e depois venham discutir sobre isso.
Um negro está ganhando menos? Não tem razão para isso? Qualquer advogadozinho de merda leva isso a júri e derruba o dono (a não ser que este seja muito rico, mas lembre-se que ele ganharia até de brancos).
Então fique com esse planeta imaginário, dos negros na universidade não por mérito próprio, mas sim porque NÓS, sim, NÓS, judiamos dos antepassados deles, ignorando que também somos descendentes de negros na maior parte e gerando uma segregação maior ainda.
Ainda, com nosso querido presidente, agora falando que a culpa é dos brancos de olhos azuis...
|
|
|
 |
Gourmet Erótico
|
|

Sexo:  Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Pedro, eu sou branco e tenho que conviver com o fato de que, regra geral, os negros são mais bem dotados que eu. Além disso, as mulheres são mais fracas que os homens e eu estou acima da média de altura dos brasileiros. Mulheres mestiças e negras gastam mais com alisamento de cabelo que as brancas.
Tudo isso compromete a noção de igualdade e ninguém critica essa desigualdade. Quem acredita em deus pode atribuir essas diferenças a ele. Nunca vi a distribuição pelo governo de produtos de alisamento, tratamentos médicos para aumento do pau, saltos altos etc.
Sinceramente, você afirmar o ineditismo de um negro cursar medicina no sul é insólito. A quantidade de negros no sul é muito inferior ao de negros em qualquer outra região. Antes das cotas muitos negros já cursavam medicina na UERJ e USP, por exemplo.
O que está em questão é o fato de que pessoas desprovidas de conhecimentos elementares possam vir a cursar carreiras tirando proveito de privilégios que não igualam, mas agravam a desigualdade.
Essa política populista de presentear alguns grupos com vagas em faculdades é insólita e não resolve nenhum problema. Melhor seria os governos se preocuparem com a formação elementar do indivíduo. Cuidarem do primário, especialmente.
Além do mais, não é o fato de ser negro que dificulta o acesso ao conhecimento, parece-me que é o fato de ser pobre.
Nada é mais sincero que a mão smithiana do mercado. Eles pagam mais pra quem gera mais lucros.
Por que os parlamentares não oferecem as próprias cadeiras e cargos do congresso como cotas para os negros, pardos, índios e minorias? Isso eles não fazem... preferem fazer caridade com o cü alheio.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
 |
luisfeliperasmuss
|
|

Grupos:
|
Querem acabar com a discussão? Pegue um branco que não passou por culpa dos cotistas e um negro que passou pelas cotas, e veja quem é melhor.
Além disso, esse projeto é ridículo, se você se "auto declarar" negro, você pode entrar nas cotas.
|
|
|
 |
+ 1 Jack
|
|

Mastercard
Sexo:  Idade: 81Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007 Mensagens: 3.737 Tópicos: 152 Localização: São Paulo
Twitter: @robsonpi
Grupos:
|
Isso não tem nada a ver. Apesar da cor da minha pele posso passar por negão tranquilamente. 
|
 |
PedroJungbluth
|
|

Sexo:  Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Grupos:
|
Gourmet, se você realmente acredita nos seus argumentos, a coisa é séria. Se acontecesse alguma discussão sobre "distribuição gratuita de vagas", entre pessoas "desprovidas de conhecimentos elementares", sua argumentação teria algum valor. Mas como se trata apenas de argumentação esportiva, vale menos que zero.
Um advogado que fosse argumentar contra o sistema de cotas, para ganhar algum processo, faria como você fez: ignora argumentos contrários, para retirar-lhes o valor, depois contra argumenta com exageros que distraem os leitores, para que na sua balança psicológica, que soma os argumentos, aquele que mais se aproxima da verdade pareça o mais fraco.
Técnicas argumentativas assim só servem como ferramenta de alienação. Eu não estou disposto a tais joguinhos de futilidade, já passei dessa fase da minha vida, evolui, amadureci, percebi que tinha que desistir da minha sonhada carreira como advogado, pois só existem dois caminhos para essa profissão: morrer de fome ou virar um sociopata.
Infelizmente seu último depoimento, que iniciou absolutamente racista, só depõem contra os que procuram ofender o sistema de cotas sem qualquer conhecimento da questão.
Por fim, no sul não existem poucos negros não. Basta verificar dados a respeito, e comparar com São Paulo e Rio. O que existe de diferente no sul é o aberto e intolerante racismo dominante, fazendo com que por aqui negros só sejam encontrados em favelas. Se o sistema de cotas conseguiu fazer um negro se sentir capaz de enfrentar todas as dificuldades de cursar medicina, o que não foi absolutamente de graça e ele jamais conseguiria se não tivesse conhecimentos elementares, então esse sistema é ótimo como, pelo menos, ação afirmativa. Fazer alguém pensar "puxa, talvez eu possa", não tem preço. Por que no fundo o racismo não afeta apenas mentes brancas, também afeta mentes negras, onde os negros vivendo em uma sociedade em que negros são menores, acredita nisso, acredita que é burro e nunca vai fazer faculdade, aceita ganhar salário menor para pelo menos conseguir emprego, e todos os demais problemas sociais que tal mentalidade cria, e que afetam muito a vida dos brancos também.
E desculpe, mas ter que ouvir que segregação vai aumentar ao se colocar negros em faculdades me faz ter vontade de vomitar.
|
|
|
 |
jackelinediniz
|
|
 Administrador

Lost connecting people!!
Sexo:  Idade: 38Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006 Mensagens: 16.963 Tópicos: 3.701 Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG
Twitter: @jackelinediniz
Grupos:
|
percebi que tinha que desistir da minha sonhada carreira como advogado, pois só existem dois caminhos para essa profissão: morrer de fome ou virar um sociopata. |
Nada a ver isso einh!
Mas cada um com sua concepçao!!

_________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
|
|
|
 |
guicn
|
|

Sexo:  Idade: 38Registrado em: Sábado, 22 de Janeiro de 2005 Mensagens: 610 Tópicos: 14 Localização: Porto Alegre
Grupos:
|
Então comece a vomitar. O movimento dos negros contra as cotas sustentam a argumentação nesse aspecto, o do aumento da segregação. Na UFRGS isso já se nota. Só posso falar dessa federal porque é a única que tenho contatos, mas não me espantaria ver mais casos em outras universidades.
E se prepare, porque com o super projeto de 50% das vagas, a distorção será ainda maior. É triste ver as coisas indo para esse caminho, mas enfim...
_________________ "bullshit is bullshit, no matter how many people believe in it."
|
|
|
 |
PedroJungbluth
|
|

Grupos:
|
jackelinediniz escreveu: |
percebi que tinha que desistir da minha sonhada carreira como advogado, pois só existem dois caminhos para essa profissão: morrer de fome ou virar um sociopata. |
Nada a ver isso einh!
Mas cada um com sua concepçao!!
 |
Depende do conceito moral de cada um. Alguns até conseguem sobreviver sendo pessoas honestas, com moral e correção, advogando. Mas vivem muito mal. Os que realmente fazem sucesso na profissão só o conseguem atropelando a verdade, a moral. Depois de velhos, adoram discussões esportivas onde podem ficar argumentando sobre o que é verdade e moral, afinal.
O direito romano é uma falácia, essa é minha concepção. Se as questões fossem decididas por quem dá a maior cacetada na cabeça do outro, pelo menos haveria alguma transparência e honestidade nos processos. Mas não é assim, e o direito romano serve como fonte de desculpas para tentar convencer algum FDP que quando ele, prejudica inocentes, o está fazendo por algum "direito de defesa", ou outro conceito estúpido que o valha.
|
|
|
 |
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|

Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
|  |