|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
|  |
Teorias que estão rolando no estrangeiro |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
digo_s
|
|

Sexo:  Idade: 41Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 892 Tópicos: 7 Localização: Rio de Janeiro/RJ
Grupos:
|
cesarezambon,
Já vi alguém falando ai q na teoria quantica não existe a linearidade, todos os tempos ocorrem ao mesmo tempo. Oq de fato não deixa de ser verdade no determinismo.
Todos os tempos existem ao mesmo tempo.
Eu só acho q é uma forma mais dificil de explicar o determinismo.
Se consideramos o tempo como parte da existencia, não existe passado presente e futuro, tudo existe. A ideia de tempo é uma limitação da nossa realidade, do q conseguimos compreender. Precisamos determinar um ponto na reta para q possamos olhar pra prente e pra tras, mas não conseguimos entender direito a reta como um todo. Ela existe toda ao mesmo tempo.
Se não me engano, quem tem falado de fisica quantica no forum, e o universo probabilistico é o Bodaum. Seria bom se ele explicasse a diferença real entre as duas teorias com relação a viagem no tempo. Porque ao meu ver parece duas formas diferentes de enchergara mesma coisa. Uma mais simplistica, claro, mas não incorreta.
Seria como usar as formulas da relatividade para calcular a tragetoria de um carro, ao invez de usar as leis de Newton. Da muito mais trabalho e o resultado na prática é exatamente o mesmo.
Então se existe uma diferença significativa, gostaria de conhecer.
|
|
|
 |
Lionix
|
|

Sexo:  Idade: 50Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Março de 2006 Mensagens: 83 Tópicos: 1
Grupos: Nenhum |
cesarezambon esceveu
Citação: |
Mas exceto por esse aspecto histórico-cronológico citado pelo lionix em que ela de fato pode ser vista como "ultrapassada", não há razão para pensar assim.
|
Só para esclarecer. Em momento nenhum afirmei que a teoria defendida por Schrödinger seja ultrapassada. Apenas que utilizou para sua formulação o conhecimento sobre calculo da época 1925.
O que tenho dito, é que leva a concluisões mais conservadoras, deterministas e assim por diante.
cesarezambon esceveu
Essa premissa é muito mais filosófica do que propriamente física. A teoria não defende que a dimensão temporal em si seja um continuum - isso seria um total anacronismo. Na Imutabilidade o tempo pode “acelerar” ou “retardar”, como prevê a relatividade.
|
Quero te dizer que sob o manto dos calculos diferenciais, ou ainda dos calculos factrais (teoria do Caos, efeito borboleta), o que temos com certeza são os aspectos filosóficos. Mais uma vez Fé X ciência.
Quero reafirmar que tenho colocado estes elementos das interpretações da teoria relatividade, com objetivo de ficar muito claro que: ainda que os autores não sejam experts em fisica quântica, eles conhecem as teorias e as interpretações das varias correntes que estudam o assunto. Principalmete sob o ponto de vista filosófico. E mais. Fundem este conhecimento com conhecimento de mitologia, grega, romana, egipcia e principalmente (esta é uma aposta minha) fenícia e cartaginesa.
|
|
|
 |
Lionix
|
|

Sexo:  Idade: 50Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Março de 2006 Mensagens: 83 Tópicos: 1
cesarezambon esceveu
Mas exceto por esse aspecto histórico-cronológico citado pelo lionix em que ela de fato pode ser vista como "ultrapassada", não há razão para pensar assim.
|
Só para esclarecer. Em momento nenhum afirmei que a teoria defendida por Schrödinger seja ultrapassada. Apenas que utilizou para sua formulação o conhecimento sobre calculo da época 1925.
O que tenho dito, é que leva a concluisões mais conservadoras, deterministas e assim por diante.
cesarezambon esceveu
Essa premissa é muito mais filosófica do que propriamente física. A teoria não defende que a dimensão temporal em si seja um continuum - isso seria um total anacronismo. Na Imutabilidade o tempo pode “acelerar” ou “retardar”, como prevê a relatividade.
|
Quero te dizer que sob o manto dos calculos diferenciais, ou ainda dos calculos factrais (teoria do Caos, efeito borboleta), o que temos com certeza são os aspectos filosóficos. Mais uma vez Fé X ciência.
Quero reafirmar que tenho colocado estes elementos das interpretações da teoria relatividade, com objetivo de ficar muito claro que: ainda que os autores não sejam experts em fisica quântica, eles conhecem as teorias e as interpretações das varias correntes que estudam o assunto. Principalmete sob o ponto de vista filosófico. E mais. Fundem este conhecimento com conhecimento de mitologia, grega, romana, egipcia e principalmente (esta é uma aposta minha) fenícia e cartaginesa.
|
|
|
 |
cesarezambon
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2007 Mensagens: 295 Tópicos: 6 Localização: Campinas - SP
Lionix escreveu: |
cesarezambon esceveu
|
O que tenho dito, é que leva a concluisões mais conservadoras, deterministas e assim por diante. |
Sim, eu entendi. Por isso coloquei "ultrapassada" entre aspas - só no sentido de que foi a primeira e depois vieram outras.
_________________ Truth begins in lies
|
|
|
 |
Lionix
|
|

Outro esclarecimento importante.
Em qualquer hipotese não podemos imaginar uma viagem no tempo como uma questão meramente individual. Ou seja. O fracassado matador de Hitler volta no tempo e fim. A coisa é de uma complexidade absurda. Significa que todo o universo voltou no tempo.
Imaginemos um disco que nós rodamos no sentido inverso do normal. A voz da cantora volta, a linha do contrabaixo volta, o solo da guitarra volta, tudo volta para trás. O universo terá as mesmas condições da data no passado. As estrelas estarão onde estavam no passado, as galáxias, e claro o nosso sistema solar e a Terra. Como o universo se expande (teoria do big bang), voltar ao passado significaria que o universo se retrairia. Imagine a quantidade de energia necessaria para a simples ida do fracassado assassino de Hitler a 1944.
Portanto houve uma viagem também no espaço. E neste caso se utilizarmos as formas de calculos newtonianas haverá grandes diferenças.
Digos se utilizarmos a fisica quantica para medir o movimento de um automovel na terra, obteremos os mesmos resultados de utilizarmos as equações newtonianas. Agora, para medir esta retração do universo usando newton, as diferenças seriam abissais. Portanto, é por isto que há diferença nas conclusões de Schrödinger e dos outros cientistas mais recentes.
|
|
|
 |
digo_s
|
|

Sexo:  Idade: 41Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 892 Tópicos: 7 Localização: Rio de Janeiro/RJ
Grupos:
|
Digos se utilizarmos a fisica quantica para medir o movimento de um automovel na terra, obteremos os mesmos resultados de utilizarmos as equações newtonianas. Agora, para medir esta retração do universo usando newton, as diferenças seriam abissais. Portanto, é por isto que há diferença nas conclusões de Schrödinger e dos outros cientistas mais recentes. |
Sim, por isso eu falei q seria como.
Não tava falando da aplicação pratica da formula, e sim da discussão filosófica.
Tipo, para mim tanto faz interpretar as ideias deterministas vendo o tempo como uma linha reta do inicio ao fim, ou como todos os tempos existindo ao mesmo tempo. A diferença é q na linha reta é mais facil explicar para as pessoas.
|
|
|
 |
doutor fantastico
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Lost enquanto produto cultural, vende neste exato momento da série, a idéia de que tudo na vida está escrito e nada pode mudar um destino já escrito.
Enquanto tá na tela, tá tudo bem.
O f*** é que as pessoas assimilam isso como lição de vida e por mais que neguem, muitos vão levar esse ensinamento do mal para a sua vida pessoal.
Dá pra ver por aí que muita gente nem sabe o que é determinismo ou lívre arbítrio, talvez achem que é uma matéria dispensável como fatoração ou história medieval.
Mas realmente não é dispensável, porque isso tem a ver com muitas lutas e conquistas feitas bem recentemente ( a Ditadura Militar acabou a vinte e quatro anos apenas), sem falar em outras conquistas a serem feitas no hoje e no agora.
Isso de "vender" a ideologia de que todo mundo já tem seu destino escrito, parece uma armadilha que os roteiristas estão armando para enganar os acomodados, só pra depois dar uma "lição de vida" que abra os olhos de quem acha que sua vida é só viajar em bandas emo ou adoecer por causa de jogos esportivos corrompidos.
_________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Essa é a Sala de Guerra!
|
|
|
 |
Renata66
|
|

Sexo:  Idade: 59Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
doutor fantastico escreveu: |
O f*** é que as pessoas assimilam isso como lição de vida e por mais que neguem, muitos vão levar esse ensinamento do mal para a sua vida pessoal.
|
Que pessoas? Ensinamento do mal??
A pessoa que assimilar qualquer coisa de LOST como lição de vida, será a mesma pessoa que vai assimilar lição de moral da novela das 8. Cada um acredita no que quer.
É só um seriado de TV que nunca teve a pretensão de ser um veículo cultural ou de auto-ajuda para seus telespectadores. Trata-se apenas da indústria do entretenimento e de como fazer dinheiro com ela. Nós estamos nos divertindo e os caras estão enchendo o rabo de grana, merecidamente. E todos estão felizes!
Não leve as coisas tão a sério, doutor...
|
|
|
 |
digo_s
|
|

Grupos:
|
Renata66 escreveu: |
Não leve as coisas tão a sério, doutor... |
O correto seria não levar ele a sério.
Editado pela última vez por digo_s em Quarta Abril 01, 2009 20:05, num total de 1 vez |
|
|
 |
jackelinediniz
|
|
 Administrador

Lost connecting people!!
Sexo:  Idade: 38Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006 Mensagens: 16.963 Tópicos: 3.701 Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG
Twitter: @jackelinediniz
Grupos:
|
digo_s escreveu: |
cesarezambon,
Já vi alguém falando ai q na teoria quantica não existe a linearidade, todos os tempos ocorrem ao mesmo tempo. Oq de fato não deixa de ser verdade no determinismo.
Todos os tempos existem ao mesmo tempo.
Eu só acho q é uma forma mais dificil de explicar o determinismo.
Se consideramos o tempo como parte da existencia, não existe passado presente e futuro, tudo existe. A ideia de tempo é uma limitação da nossa realidade, do q conseguimos compreender. Precisamos determinar um ponto na reta para q possamos olhar pra prente e pra tras, mas não conseguimos entender direito a reta como um todo. Ela existe toda ao mesmo tempo.
Se não me engano, quem tem falado de fisica quantica no forum, e o universo probabilistico é o Bodaum. Seria bom se ele explicasse a diferença real entre as duas teorias com relação a viagem no tempo. Porque ao meu ver parece duas formas diferentes de enchergara mesma coisa. Uma mais simplistica, claro, mas não incorreta.
Seria como usar as formulas da relatividade para calcular a tragetoria de um carro, ao invez de usar as leis de Newton. Da muito mais trabalho e o resultado na prática é exatamente o mesmo.
Então se existe uma diferença significativa, gostaria de conhecer. |
Nossa achei isso mais complicado do que já esta, pelo menos p mim entender. Mas Também gostaria de tentar entender esse lado da fisica quantica.
digo_s escreveu: |
Renata66 escreveu: |
Não leve as coisas tão a sério, doutor... |
O correto serio não levar ele a sério. |
Disse tudo digo_s!!!
Quando eu li o post eu dei gargalhada aqui.
|
|
|
 |
doutor fantastico
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Parece que existe uma ignorância generalizada sobre quais são as funções dos meios de comunicação e da ficção no contexto da formação de identidades culturais e como padrão de comportamento.
As próprias teorias que foram surgindo ao longo da série, refletem crenças e pontos de vista muito específicos e determinantes e até mesmo a série tenta abraçar algumas questões mais amplas, como reencarnação, purgatório e redenção, típicas de religiões, ou o embate fé x ciência, que na vida real chega a atrapalhar pesquisas sobre células tronco, por exemplo.
Do modo que vocês colocaram, até parece que a TV e outros meios de comunicação são inócuos como influência na vida e em outros aspectos dessa formação cultural.
Bem, não há necessidade de argumentar sobre isso, pois isso é fato dado e consumado.
É uma pena que muita gente fique sentida por causa disso, mas verdade seja dita, a cultura e o modo de lidar com algumas questões da vida prática, são totalmente influenciados pelos veículos de massa.
Lost não será diferente, especialmente pelo alcance cultural inquestionável que a própria produção da série procura alcançar com as suas citações.
A tentativa menosprezo é como sempre ( nesses casos de comunicar questões "desagradáveis") um esculacho no emissor, em vez de ser na mensagem.
Infantilidade pura.
Mas não tira o mérito de colocar em discussão o lado verdadeiro e concreto da relação do público com a série, ou qualquer outra produção ficcional.
_________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Essa é a Sala de Guerra!
|
|
|
 |
Lionix
|
|

digo s escreveu
O correto serio não levar ele a sério.
|
de novo desqualicando quem não concorda com voce. Isto e recorrente.
A Renata66 de forma coerente, pede pro doutor fantastico para pegar um pouco mais leve.
Também achei que o doutor pegou um pouco pesado, embora no geral, não discorde dele no que escreveu.
Apenas achei um pouco forçado.
O que você. tem que entender digos é que o dourtor é um inconfomista. Presumo que em sua vida ele se esforce ao máximo para mudar as coisas. Não aceita tudo sem fazer uma reflexão ou uma critica.
Acho esta atitude muito sadia.
Noto por outro lado que seu temperamento está mais próximo da cautela, de não arriscar muito na vida. Até aí tudo bem, eu entendo.
Mas querer desqualificar o outro só porque ele não quer ser tão previsivel quanto voce. Isto é o fim.
Se voce escolheu um fim previsivel para lost, não obrigue os outros a pensarem como voce. Isto não é legal, e mais, é prepotencia.
Pressuposto básico. Todos devem ser levados a sério, até os malucos.
Não existe nada de engraçado para gargalhar, quando se trata de respeito.
|
|
|
 |
Lekeeon
|
|

Sexo:  Idade: 35Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2006 Mensagens: 1.582 Tópicos: 18 Localização: São Paulo
Twitter: @LeonIdris
Grupos:
|
Volto a dizer, quem considera a imutabilidade como proposta de um fim previsível para LOST, e ainda acredita que quem a defende é conformista, não tem a mínima idéia do que está falando.
|
|
 |
digo_s
|
|

Grupos:
|
digo s escreveu
O correto serio não levar ele a sério.
|
de novo desqualicando quem não concorda com voce. Isto e recorrente.
A Renata66 de forma coerente, pede pro doutor fantastico para pegar um pouco mais leve.
Também achei que o doutor pegou um pouco pesado, embora no geral, não discorde dele no que escreveu.
Apenas achei um pouco forçado.
O que você. tem que entender digos é que o dourtor é um inconfomista. Presumo que em sua vida ele se esforce ao máximo para mudar as coisas. Não aceita tudo sem fazer uma reflexão ou uma critica.
Acho esta atitude muito sadia.
Noto por outro lado que seu temperamento está mais próximo da cautela, de não arriscar muito na vida. Até aí tudo bem, eu entendo.
Mas querer desqualificar o outro só porque ele não quer ser tão previsivel quanto voce. Isto é o fim.
Se voce escolheu um fim previsivel para lost, não obrigue os outros a pensarem como voce. Isto não é legal, e mais, é prepotencia.
Pressuposto básico. Todos devem ser levados a sério, até os malucos.
Não existe nada de engraçado para gargalhar, quando se trata de respeito. |
Cara, eu me dirigi ao doutor no maximo umas duas vezes.
Depois de acompanhar mais uns posts dele eu simplesmente parei de le-los. Na verdade eu sempre leio o começo para ver do q ele ta falando e se mudou a forma dele de escrever.
Eu leio todos os posts aqui do forum de teorias e especulações menos os dele, porque eles não acrescentam nada, e porque ele não responde ninguem, ele fala sozinho sobre o assunto q lhe convem.
Se você falaq não respeito quem tem ideias diferentes das minhas, você não me conhece e não sabe oq ta falando. A maioria das vezes q posto respondendo alguém é pra discordar, e sempre respeito a pessoa e tento explicar minha opinião de forma clara.
você e o doutor são dois usuarios recentes aqui do forum e entraram na mesma epoca, cheguei a pensar até q eram a mesma pessoa tentando dar uma zoada.
Mas seus posts são coerentes e continuo te lendo e respondendo normalmente, só não entendo essa sua defesa cega do doutor. vocês são amigos fora do forum?
Eu lembro de num dos seus primeiros posts q li por aqui, você me citava me rotulando de concervador, e defensor cego da imutabilidade, e eu q tento desqualificar quem não concorda comigo.
|
|
|
 |
Heypress
|
|

Sexo:  Idade: 37Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Maio de 2007 Mensagens: 386 Tópicos: 2 Localização: Belo Horizonte
Twitter: @heypress
Grupos:
|
|
|
 |
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|

Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
|  |